Participamos do

Governo chinês confirma presença de presidente em Fortaleza

11:58 | Jul. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente chinês Xi Jinping visitará Brasil, Argentina, Venezuela e Cuba de, 15 a 23 de julho, na sua segunda viagem à América Latina em cerca de um ano, como anunciou nesta segunda-feira, 7, o governo chinês.

O programa inclui a participação na 6ª Cúpula do Brics - grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul -, que ocorrerá em Fortaleza, nos dias 15 e 16 de julho, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Qin Gang.

É a segunda visita de Xi Jinping à América Latina desde junho do ano passado, quando visitou o México, a Costa Rica e Trinidad e Tobago.

Dois dos dez maiores investimentos de empresas estatais chinesas fora da China em 2013, ambos na área da energia, ocorreram no Peru e no Brasil.

A China tornou-se em 2009 o maior parceiro comercial do Brasil, ultrapassando os Estados Unidos. Segundo o governo chinês, em 2013, o comércio entre os dois países somou US$ 89,84 bilhões, 5,1%  a mais do que no ano anterior, com saldo de US$ 17,48 bilhões favorável ao Brasil.

Xi Jinping, 61 anos, é também secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC), o cargo político mais importante do país.
Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente