Participamos do

FGV: confiança do comércio recua no trimestre até julho

08:50 | Jul. 31, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Índice de Confiança do Comércio (Icom), divulgado nesta quinta-feira, 31, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 6,3% no trimestre encerrado em julho, na comparação com igual período de 2013. Em junho, a taxa trimestral interanual ficou negativa em 6,4%. "Passado o período de intensificação da desaceleração do setor em função dos feriados relacionados à Copa do Mundo, as empresas parecem esperar alguma recuperação no volume de vendas ao longo dos próximos meses. O cenário, embora factível, não altera o quadro de baixo crescimento que vem caracterizando o comércio em 2014", avaliou a FGV, em nota oficial. No trimestre até julho, o Icom ficou em 113,4 pontos. Em igual período de 2013, o indicador havia ficado em 121,1 pontos.

O resultado decorreu da combinação de piora do quadro atual e melhora das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Expectativa (IE-COM) caiu 4,7% no trimestre até julho ante igual período de 2013. Até junho deste ano, a queda era de 6,0%, na mesma base.

O Índice da Situação Atual (ISA-COM) teve queda de 8,9% nos três meses até julho em relação a igual período do ano passado. Em junho, a variação trimestral havia sido de -7,1% na mesma comparação. Na média de maio a julho, 12,5% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte (contra 15,7% em igual período do ano anterior), e 28,1% como fraca (contra 23,0% na mesma base).

A coleta de dados para a edição de julho da sondagem foi realizada entre os dias 01 e 25 deste mês e obteve informações de 1.209 empresas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente