Participamos do

Copa pode ter ajudado indústria de impressão,diz IBGE

12:50 | Jul. 31, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O aumento expressivo de preços na indústria de impressão provavelmente teve como pano de fundo a Copa do Mundo, na avaliação do técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Alexandre Brandão, gerente do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado nesta quinta-feira, 31. "É um setor que atende outras empresas, a própria indústria. A gente não consegue perceber o dinamismo dessa atividade, é um setor muito difícil de entender. Mas a Copa do Mundo pode ter alavancado a demanda por propaganda. É uma hipótese, não tem comprovação", disse Brandão.

Em junho, os preços da indústria de impressão aumentaram 3,40%, puxados por discos de DVD e impresso de uso comercial. Mas, segundo o gerente, o setor acumula alta de 0,75% no ano e uma queda de 5,78% em 12 meses, o que comprova que o aumento de junho foi pontual.

Além disso, o segmento de metalurgia também registrou alta de preços, de 1,23% em junho, com impacto de 0,10 ponto porcentual no IPP do mês (-0,13%). "O que mais chama a atenção é um aumento de preços no mercado mundial, principalmente de alumínio e cobre", justificou Brandão. Segundo ele, os produtos ligados ao aço também ficaram mais caros, mas devido a questões internas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente