PUBLICIDADE
Notícias

Conferência de Cúpula do Brics contará com mais de 4 mil agentes da SSPDS

19:35 | 11/07/2014

Um total de 7.689 agentes estará envolvido,

diariamente, na segurança da VI Conferência de Cúpula do Brics – reunião dos chefes de Estado do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -  que acontece na próxima segunda, 14 e terça, 15, no Centro de Eventos

do Ceará, em Fortaleza. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS/CE) atuará na segurança ostensiva nas rotas, nos locais de hospedagem, escoltas, checagens do Centro de Evento, bem como de pessoal e viaturas; e segurança do ambiente externo do local do encontro.

Para isso, 4.444 agentes da SSPDS serão empregados - sendo 3.757 da Polícia Militar (PM), 150 Polícia Civil (PC), 207 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), 60 da Perícia Forense (Pefoce) e outros 270, divididos entre as Coordenadorias de Inteligência, de Planejamento Operacional, de Operações de Segurança (Ciops) e de Operações Aéreas (Ciopaer).

Outras forças parceiras também vão reforçar as ações de segurança durante a Conferência de Cúpula do BRICS, a exemplo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que atuará com 30 profissionais; Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Polícia Federal (PF), com 150; Polícia

Rodoviária Federal (PRF), com 85; a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), com cinco; Ministério da Defesa e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), com 2.325; Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), com 380; e Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), com 270.

As ações serão coordenadas através do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), situado na sede da SSPDS, para onde as informações e imagens captadas na cidade são enviadas em tempo real.

Todos os países do BRICS sediaram, pelo menos, uma Cúpula. Os encontros precedentes foram realizados em Ecaterimburgo, Rússia (2009); Brasília (2010); Sanya, China (2011); Nova Délhi, Índia (2012) e Durban, África do Sul (2013). Em 2014, é a vez de Fortaleza sediar a cúpula.

 

Redação O POVO Online  

 

TAGS