Participamos do

China prevê melhora nos números da balança comercial

00:40 | Jul. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As autoridades da China projetaram que o comércio internacional provavelmente irá melhorar ao longo deste ano, a começar pelos números de julho, após as exportações de junho frustrarem o mercado.

O porta-voz da Administração Estatal de Câmbio Externo (SAFE, na sigla em inglês) Zheng Yuesheng disse que o crescimento do comércio neste segundo semestre será "significativamente maior" que no primeiro, mas alertou que a meta de crescimento de 7,5% para o comércio internacional neste ano é "tremendamente difícil" de alcançar. Os baixos preços das commodities podem suprimir os dados de importação no segundo semestre, acrescentou.

O porta-voz também informou que as expectativas de um movimento unilateral no yuan foram quebradas, ao mesmo tempo em que os exportadores sentem menos pressão cambial. Ele citou os resultados de uma pesquisa da SAFE, a qual mostra que os exportadores declararam sofrer menos custos relacionados à moeda e expressaram esperanças de que o yuan continuará estável.

Na comparação anual, as exportações subiram 7,2% em junho e as importações avançaram 5,5%. Economistas consultados pelo Wall Street Journal projetavam altas de 10,0% e 5,4%, respectivamente. Fonte: Dow Jones Newswires e Market News International.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente