Participamos do

China corresponde a 26,3% das importações cearenses

01:30 | Jul. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em 2013, os produtos chineses tiveram uma participação de 26,3% das importações cearenses. E de 4,4% das exportações do Estado, segundo o estudo “Relações Comerciais com a China”, do Centro Internacional de negócios (CIN/Fiec). Na pauta de importações estão, principalmente, ferro fundido, aço, máquinas e produtos químicos. Enquanto o Ceará envia para a China peles e couros, alimentos e minérios.


Alcântara Macedo, presidente do conselho de administração da Silat, destaca como uma das vantagens competitivas do Ceará, no comércio coma China, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. “Temos um polo metalomecânico em franco desenvolvimento, com a CSP, Silat, a Aço Cearense, além do o Porto do Pecém, de onde está saindo uma grande exportação de frutas. De modo que o complexo é fundamental”.


Para Cláudio Aguiar, professor do Ibmec-MG, a grande vantagem de comercializar com a China está no tamanho do seu mercado consumidor, que oferece oportunidades para exportadores e importadores, “principalmente nos setores de alimentos e commodities minerais”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme a relação entre Brasil e China se torne mais madura, Aguiar diz que os dois países deverão estabelecer acordos comerciais que tratem de preferências tarifárias e negociações para reconhecimento mútuo de padrões de certificações. (BC)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente