Participamos do

Banco dos Brics: Ninguém tem poder de veto

08:34 | Jul. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Para o embaixador Carlos Cozendey, Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, há um equilíbrio entre as posições que foram estabelecidas para a composição do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics (NBD). “O principal objetivo na negociação era que o capital fosse repartido por igual e ninguém tivesse veto nos processos decisórios.

Todos têm o mesmo poder de voto”, assinala.


Cozendey considera interessante que a sede seja em Xangai, porque é um centro financeiro importante e a China tem uma poupança elevada. “Se você quer captar, Xangai é um bom lugar para estar. Em compensação, na ordem das presidências do banco, a China vai ser o último presidente”, avalia.


Cozendey explica que o presidente do banco, que será indiano, vai comandar, junto com os outros vice-presidentes (um de cada país), as propostas a serem apresentadas. “Daí, o Conselho de Administração aprova, ou não, cada proposta”, revela. Em alguns casos, as propostas também podem ir para o Conselho de Governos (presidida pela Rússia). (JM)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente