Participamos do

Austrália revoga cobrança do imposto do carbono

23:00 | Jul. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Austrália revogou as leis que forçavam as empresas a pagarem pelas emissões de carbono, tornando-se a primeira economia desenvolvida a desfazer uma legislação destinada a lidar com mudanças climáticas causadas pelo ser humano.

O Senado da Austrália votou para repelir o chamado imposto do carbono por 39 votos a favor e 32 contra. O primeiro-ministro Tony Abbott havia prometido o fim do imposto durante a campanha eleitoral do ano passado.

A decisão ocorre após dois anos de intenso debate político entre senadores sobre o assunto. O texto previa uma taxa de 22,15 dólares australianos (US$ 22,79) por tonelada de dióxido de carbono cobrada sobre os principais poluidores dos gases de efeito estufa.

No mês passado, o primeiro-ministro afirmou que o fim do imposto reduziria a conta de eletricidade às famílias em 200 dólares australianos por ano, e a de gás natural em 70 dólares australianos por ano. Abbott planeja substituir o imposto por um fundo de 2,55 bilhões de dólares australianos, pago pelos contribuintes, para incentivar o uso de energia limpa. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente