Participamos do

Ata do Copom volta a indicar crescimento menor em 2014

09:00 | Jul. 24, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Banco Central reafirmou, na ata do Copom divulgada nesta quinta-feira, 24, que o ritmo de expansão da atividade doméstica tende a ser menos intenso este ano em comparação a 2013, e que, no médio prazo, mudanças importantes devem ocorrer na composição da demanda e da oferta agregada. No documento, no entanto, o BC troca o termo "aproximar" por "sugerir" ao se referir ao hiato do produto. "As taxas de expansão da absorção interna têm sido maiores do que as do PIB, mas que as evidências sugerem convergência", diz a ata. Nesse cenário, avaliou o BC, o consumo tende a crescer em ritmo mais moderado do que o observado em anos recentes e os investimentos a ganhar impulso.

O BC repete a avaliação de que o cenário de maior crescimento global, combinado à depreciação do real, "milita" no sentido de torná-lo mais favorável ao crescimento da economia brasileira. O BC também manteve a avaliação de que "emergem" perspectivas mais favoráveis à competitividade da indústria, e também da agropecuária; e o setor de serviços tende a crescer a taxas menores do que as registradas em anos recentes.

"É plausível afirmar que esses desenvolvimentos - somados a avanços na qualificação da mão de obra e ao programa de concessão de serviços públicos - traduzir-se-ão numa alocação mais eficiente dos fatores de produção da economia e em ganhos de produtividade", ressalta a ata. Para o BC, essas mudanças dependem do fortalecimento da confiança de firmas e famílias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente