Participamos do

Aneel libera novas turbinas em Jirau e Santo Antônio

19:15 | Jul. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o início da operação comercial de novas unidades geradoras nas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, ambas localizadas no Rio Madeira. A decisão consta na edição desta quinta-feira, 10, do Diário Oficial da União (DOU) e beneficia as empresas Energia Sustentável do Brasil e Santo Antônio Energia, respectivamente.

Em Jirau, a Aneel autorizou o início da operação comercial da unidade geradora (UG) 32 a partir de hoje. A turbina tem potência de 75 MW. A agência também liberou a UG 05, mas esta em caráter de teste. A usina com potência de 75 MW também pode produzir a partir de hoje.

A Aneel também informou que reconheceu cumpridas as condicionantes à entrada em operação comercial de seis unidades geradoras da usina Santo Antonio. Como resultado, as UG 16, 18, 19, 20, 25 e 26 foram liberadas para operar em caráter comercial sem prazo determinado. A autorização vale desde o dia 9 de junho.

Ainda na edição de hoje do DOU, a Aneel autorizou a operação de duas unidades geradoras na usina eólica Porto Salgado, localizada no município de Parnaíba (PI). Cada usina tem potência de 2 MW. A agência também liberou a UG1 na hidrelétrica Rio do Mato, localizada em Ponte Serrada (SC).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente