Participamos do

Aluguel residencial sobe 1% em SP em junho, diz Secovi

07:20 | Jul. 24, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O valor dos contratos de aluguel residencial em junho na cidade de São Paulo subiu 1% em relação a maio, conforme pesquisa do Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP). No acumulado dos últimos 12 meses, de julho de 2013 a junho de 2014, o aumento médio foi de 7,6%, acima da inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) no mesmo período, de 6,2%.

O diretor de Locação do Secovi-SP, Mark Turnbull, considera que o atual momento é de "pós-ajuste" de valores de locação e que o mercado tende a acompanhar a trajetória dos indicadores de preços ou com aumentos reais de 1% a 2% em período de 12 meses.

O maior acréscimo no valor de contratos de imóveis foi no tipo de um quarto, com alta de 1,9% em junho, ao passo as moradias de dois quartos tiveram alta de 0,7% e as de 3 dormitórios, de 0,2%.

A modalidade de garantia mais utilizada em junho foi fiador, em 46,5% dos contratos de locação residencial analisados, seguido por depósito de até três meses de aluguel, com um terço das transações.

A maior velocidade de locação ocorre em casas, em um período médio de 15 a 35 dias, enquanto os apartamentos levam de 21 a 43 dias, conforme o Índice de Velocidade de Locação (IVL) do Secovi.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente