Participamos do

Agência define parâmetros para vazão de água em Belo Monte

Níveis de água do reservatório do rio Xingu e dos canais da usina deverão ser de 97 metros. O volume do reservatório do rio deverá ser de 2510 hm³
10:26 | Jul. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Agência Nacional das Águas divulgou, nesta quarta-feira, 9, os níveis de vazão e os volumes mínimos e máximos permitidos do reservatório da usina hidrelétrica de Belo Monte. A informação foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da Resolução nº 911.

De acordo com o texto, os níveis de água do reservatório do rio Xingu e dos canais da usina deverão ser de 97 metros. Já o volume do reservatório do rio deverá ser de 2510 hm³ (hectômetro cúbico).

Em relação à vazão da usina, a liberação máxima turbinada de água do reservatório da planta deverá ser de 13.900 m³/s (metros cúbicos por segundo) mais 2.277 m³/s, referentes a liberação complementar. Já a vazão mínima para dimensionamento dos vertedores será de 62.000 m³/s.

Obrigações


Além dos totais permitidos na vazão e nos reservatórios, a Resolução apresentou obrigações pertinentes à administração do empreendimento. Entre elas estão: fornecimento ininterrupto de água à cidade de Altamira (PA), onde está localizado o empreendimento; manutenção das condições atuais de navegação; proteção das áreas urbanas próximas contra cheias do rio Xingu e seus afluentes; e remoção de toda a cobertura vegetal do local onde será o reservatório da usina de Belo Monte.
Portal Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente