Participamos do

Abramat: pretensão de investir cai para 60% em junho

11:10 | Jul. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A intenção de realizar investimentos entre empresários do setor de materiais de construção caiu no último mês, conforme pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Segundo o levantamento, apenas 60% dos entrevistados consultados em junho afirmaram que pretendem investir ao longo dos próximos 12 meses. O porcentual está abaixo dos 74% de maio e dos 72% de junho de 2013.

O nível de utilização da capacidade instalada da indústria encerrou o mês de junho em 79%, ante 80% em maio e 81% de junho de 2013.

A pesquisa também mostra que apenas 12% dos empresários afirmaram em junho estar otimistas em relações a iniciativas do governo para incentivar a indústria nos próximos 12 meses. Esse porcentual representa queda ante os 14% de maio e os 26% de junho de 2013.

Para julho, 55% dos empresários acreditam que as vendas no mercado interno serão regulares, enquanto 25% estimam desempenho ruim ou muito ruim, e apenas os 20% restantes esperam negócios bons ou muito bons.

O presidente da Abramat, Walter Cover, explica em nota que os números refletem um cenário de exagerado pessimismo, uma vez que inflação, renda e emprego - fatores que sustentam a comercialização de materiais de construção - continuam positivos, embora com alguma desaceleração. Segundo ele, o setor deve ter uma melhoria na confiança no segundo semestre.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente