Participamos do

Vendas no varejo cresceram 3,8% em maio, diz MasterCard

11:50 | Jun. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 3,8% em maio na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o relatório SpendingPulse, desenvolvido pela MasterCard e divulgado nesta segunda-feira, 23. Nos últimos três meses, de março a maio, a média de expansão nas vendas do varejo foi de 5,3%, abaixo do primeiro trimestre do ano, quando a média foi 5,9%.

Segundo o levantamento, o acréscimo nas vendas em maio foi impulsionado pelos setores de artigos farmacêuticos, combustíveis e construção. Por outro lado, os setores de vestuários, móveis e eletrodomésticos, supermercados e artigos de uso pessoal e doméstico foram os que tiveram as menores taxas de crescimento nas vendas totais em maio.

O relatório apontou ainda que a massa salarial nos últimos 12 meses registrou alta de 2,4%. "No entanto, a pressão inflacionária ainda está se mantendo em níveis elevados, implicando uma deterioração do poder de compra das famílias", destaca o texto.

Apesar disso, o relatório destaca que o comprometimento da renda das famílias e a taxa de inadimplência total estão relativamente estáveis. Já a confiança do consumidor, de acordo com o SpendingPulse, mantém a tendência de queda, registrando 3,3% em maio com relação ao mês anterior na série com ajuste sazonal.

O relatório SpendingPulse é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente