Vendas no varejo cresceram 3,8% em maio, diz MasterCard
Segundo o levantamento, o acréscimo nas vendas em maio foi impulsionado pelos setores de artigos farmacêuticos, combustíveis e construção. Por outro lado, os setores de vestuários, móveis e eletrodomésticos, supermercados e artigos de uso pessoal e doméstico foram os que tiveram as menores taxas de crescimento nas vendas totais em maio.
O relatório apontou ainda que a massa salarial nos últimos 12 meses registrou alta de 2,4%. "No entanto, a pressão inflacionária ainda está se mantendo em níveis elevados, implicando uma deterioração do poder de compra das famílias", destaca o texto.
Apesar disso, o relatório destaca que o comprometimento da renda das famílias e a taxa de inadimplência total estão relativamente estáveis. Já a confiança do consumidor, de acordo com o SpendingPulse, mantém a tendência de queda, registrando 3,3% em maio com relação ao mês anterior na série com ajuste sazonal.
O relatório SpendingPulse é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.
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