Participamos do

Severino Neto indicado candidato à Presidência da CDL

O diretor dos Mercadinhos São Luiz deverá ser aclamado nas eleições previstas para outubro. O nome dele tem o apoio dos principais líderes do comércio de Fortaleza
07:46 | Jun. 11, 2014
Autor Jocélio leal
Foto do autor
Jocélio leal Editor-chefe dos núcleos de Economia e Negócios (Veículos, Imóveis e Empregos&Carreiras)
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O diretor dos Mercadinhos São Luiz, Severino Neto, deverá ser candidato único a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), sucedendo o atual presidente, Freitas Cordeiro (hoje no segundo mandato).quarta É bastante improvável o surgimento de outro nome para uma eventual disputa. O nome de Neto foi muito bem aceito na reunião dos acionistas da CDL na última segunda-feira, na qual ele não estava. As eleições estão previstas para outubro.

Ao O POVO, Neto disse que o convite lhe foi formulado por Freitas, Honório Pinheiro (presidente da Federação das CDLs do Ceará – FCDL), Pio Rodrigues (C. Rolim) e Deusmar Queirós (Pague Menos). Os quatro são líderes do segmento lojistas do Estado.  Honório é candidato à Presidência da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Neto é o atual presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), mas conclui o mandato em março de 2015. A interseção com a CDL será curta, pois assumiria a CDL em janeiro.


Perguntado sobre os rumos da gestão, Neto citou Honório e Freitas (ex e atual presidente) como parâmetros. “Se eu conseguir ter o mesmo nível que eles, estarei feliz”. Ele afirmou que não há nenhuma definição quanto à composição da Diretoria. “Vamos discutir uma gestão conjunta e será de continuidade. Não há como ser diferente”.


Sobre o Centro da cidade, Neto avalia que hoje a ocupação pelo comércio informal está sem controle. Para ele, a solução deve incluir o cumprimento de regras. “É uma briga eterna do comércio de Fortaleza, mas deveria ser uma briga de Fortaleza”.  Ele vê injustiça: “O comércio tem taxação significativa e tem de conviver com a China na porta”, numa alusão aos produtos vendidos nas calçadas do Centro. Neto sugere o que chama de “olhar diferenciado” para os “ambulantes”. “Muitos dos comerciantes foram ambulantes, mas precisa de regras”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Neto destacou a Faculdade CDL como um instrumento importante de qualificação para o setor. “É uma faculdade com todos os indicadores de desempenho bem posicionados e é estratégica para o comércio. O caminho é a educação e o comércio ainda tem degraus a subir em termos de crescimento”. Para Neto, conciliar a direção dos Mercadinhos São Luiz com a CDL não será problema. “O São Luiz é uma empresa familiar, mas tem uma equipe fantástica”.

PERFIL


Nome:
Severino Ramalho Neto
Idade: 55 anos
Profissão: comerciante
Cargo: diretor dos Mercadinhos São Luiz
Carreira: trabalha na rede desde os 16 anos, quando migrou do Rio de Janeiro (onde nasceu) para Fortaleza. Era o braço direito do tio, João Melo, de quem recebeu o comando da empresa.
Família: Casado, pai de um casal e uma neta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente