Participamos do

Para Geller, meta é alcançar 195 mi/t na safra 2013/14

10:30 | Jun. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro da Agricultura, Neri Geller, voltou projetar meta de produção de 195 milhões de toneladas de grãos na safra 2013/14, mesmo com a previsão de 193,57 milhões de toneladas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta terça-feira, 10. "Por todo o lugar se percebe um ânimo nos produtores, superando a expectativa em termos de produtividade. Eu estou confiante que se consolide os 193,6 milhões de toneladas, com a possibilidade de 195 milhões de toneladas", disse.

A Conab divulgou nesta manhã o nono levantamento da safra de grãos, estimando um crescimento de 2,6% em relação ao ciclo 2012/13. O volume de produção esperado é 4,9 milhões de toneladas maior do que as 188,7 milhões de toneladas de 2012/13. "Estamos com perspectiva de que a previsão do ministro pode se confirmar em levantamentos posteriores, com a retomada do milho", considerou o presidente da estatal, Rubens Rodrigues dos Santos.

O diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Intini, avaliou que a retomada do clima foi favorável especialmente para a recuperação do milho, cuja previsão agora é de um total de 77,88 milhões de toneladas - a projeção é de crescimento de 3,6% ante a previsão de abril, após a melhoria do clima na segunda safra do grão, o representa 2,7 milhões de toneladas a mais. "A expectativa para toda a segunda safra é de clima favorável até agosto", disse.

Apesar do cenário positivo, Intini indicou que a incidência de chuvas no Rio Grande do Sul pode provocar prejuízos para a consolidação da safra do Estado. Ele avaliou que o volume de chuvas acima do esperado para esta época do ano começou a danificar a infraestrutura da região, com a destruição de pontes e trechos de rodovias. "O excedente de chuva no Sul preocupa a logística. Estamos atentos porque há uma forte concentração de chuvas com trombas d'águas", afirmou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente