Participamos do

Nordeste tem o segundo menor crescimento de vendas em maio

O índice registrado no último mês foi de 6,1%, número abaixo da média nacional. O Sudeste apresentou o menor crescimento: 5,1%
10:59 | Jun. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta quarta-feira, 11, mostrou que o crescimento das vendas no varejo em maio, considerando a inflação, ficou em 5,5%, tendo queda de 0,8 ponto percentual em relação ao aumento das vendas registrado no mesmo período do ano anterior (6,3%).

O Nordeste foi a região que registrou o segundo menor acréscimo nas vendas nos últimos 12 meses, atingindo 6,1%, número abaixo da média nacional. O Sudeste foi a região que apresentou o menor índice: 5,1%.

Inflação e a pouca confiança do consumidor são os fatores que fizeram o número cair, segundo análise dos economistas da Cielo. O consumidor estaria mais tímido para firmar compromissos a médio e longo prazo, mesmo com os indicadores de emprego e renda mostrando crescimento.

No Nordeste, Fortaleza apresentou o segundo maior aumento da inflação em maio (medida pelo IPCA), atrás apenas de Recife. A capital cearense registrou 6,3% no acumulado dos últimos 12 meses, 0,95 ponto percentual acima do assinalado em abril, impactando no varejo e mostrando um baixo consumo.

O ICVA apresenta o crescimento ano a ano da receita nominal do comércio varejista e também o índice deflacionado do IPCA, considerando os pesos de cada um dos 20 setores econômicos analisados, incluindo serviços, desde os pequenos lojistas a grandes varejistas

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente