Participamos do

Moody's elogia crescimento da Austrália, mas cita riscos

02:00 | Jun. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O crescimento econômico da Austrália é robusto, mas alguns riscos se tornaram evidentes, alertou a Moody's. Em comunicado, a agência de classificação de risco afirmou que um possível sobreaquecimento do mercado imobiliário pode apresentar riscos de médio prazo.

A Moody's lembrou que os preços continuaram a subir no primeiro trimestre deste ano, com o crescimento médio anual nas oito principais cidades acelerando para 8,3%. Essa é a maior taxa de crescimento em quase quatro anos. "Após considerar os limites no lado da oferta, o influxo de capital estrangeiro e o fato de que a política monetária deve continuar acomodatícia no futuro previsível, o mercado imobiliário parece cada vez mais suscetível a entrar em um looping positivo nos preços e eventualmente pode enfrentar uma correção", escreveu.

Mas, como o aumento no crédito imobiliário não foi acompanhado por um boom na construção de imóveis, uma potencial contração no setor teria impacto limitado na economia, avaliou a Moody's.

Ao mesmo tempo, a agência de classificação de risco disse que a estabilidade nos indicadores de confiança dos consumidores nos últimos anos é "notável" e que o crescimento de curto prazo parece direcionado pelo consumo doméstico, em vez de exportações e investimentos em recursos naturais. A Moody's estima crescimento econômico de 2,6% a 3,0% ao ano durante os próximos cinco anos.

O rating de longo prazo da Austrália, medido pela Moody's, é Aaa, com perspectiva estável.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente