Participamos do

Militantes atacam maior refinaria de petróleo do Iraque

09:10 | Jun. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Militantes islâmicos sitiaram nesta quarta-feira a maior refinaria de petróleo do Iraque, ameaçando uma instalação que é muito importante para o fornecimento doméstico de combustíveis. O ataque aconteceu depois de integrantes sunitas do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EILL) já terem tomado o controle de vastas áreas no norte do país, o que eleva a possibilidade de uma guerra sectária no Iraque.

Uma autoridade iraquiana disse que combatentes do EIIL iniciaram o ataque à refinaria de Beiji - cerca de 250 quilômetros ao norte de Bagdá - na noite de terça-feira. O ataque ainda estava em vigor na manhã desta quarta-feira com disparos de morteiros. Um pequeno incêndio havia começado na área da refinaria, afirmou a fonte, que falou em condição de anonimato.

A refinaria de Beiji reponde por pouco mais de um quarto de toda a capacidade de refino do país, cuja produção de gasolina e outros derivados vai totalmente para o consumo doméstico, o que inclui combustível para centrais elétricas.

Uma interrupção prolongada das atividades em Beiji pode provocar longas filas nos postos de gasolina e falta de eletricidade, aumentando o caos já enfrentado pelo país.

Mais ao norte, na cidade de Tal Afar, eram registrados confrontos entre tropas do governo e do EIIL, que tomaram a cidade na segunda-feira, informou à Associated Press o porta-voz da chefia militar, tenente-general Qassim al-Moussawi. Ele não divulgou mais detalhes, mas na noite de terça-feira, a televisão estatal mostrou imagens de tropas do Exército e voluntários desembarcando de um avião de transporte C-130 nas proximidades de Tal Afar.

Tal Afar fica perto da fronteira com a Síria e sua captura fortalece o projeto do EILL de formar um "emirado islâmico" que abranja territórios nos dois lados do território.

Os militantes do EILL prometeram marchar sobre Bagdá e sobre as cidades sagradas xiitas de Kerbala e Najaf. Estas cidades abrigam alguns dos mais reverenciados tempos xiitas. Os insurgentes também tentaram tomar Samarra, ao norte de Bagdá, onde fica outra importante mesquita xiita.

O Iraque é o quinto maior país do mundo em reservas de petróleo, estimada em 143 bilhões de barris. O país produziu cerca de 2,58 milhões de barris por dia em maio, segundo o Ministério do Petróleo iraquiano. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente