Participamos do

Inflação no Japão acelera após aumento de imposto

22:20 | Jun. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Japão avançou 3,4% em maio na comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado representa uma aceleração ante a inflação de 3,2% de abril, mas veio exatamente como previsto por economistas consultados pela Dow Jones Newswires e pelo diário Nikkei.

O índice considera os efeitos do aumento de imposto de abril. Desconsiderando-se esse fator, o núcleo do CPI desacelerou para 1,4% em maio, de 1,5% em abril, ambos na comparação anual. Esse é o número que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) utiliza para alcançar a meta de inflação de 2%.

Essa é a primeira desaceleração desde setembro de 2013 no núcleo do CPI sem efeito de imposto, mas está em linha com o discurso da autoridade monetária. O presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, alertou nesta semana que o núcleo do CPI pode desacelerar para algo em torno de 1% nos próximos meses, para começar a recuperar uma tendência de alta por volta de outubro.

Considerando todos os componentes do CPI, a inflação acelerou 3,7% em maio, também ante o mesmo período do ano passado. Na comparação mensal, o índice registrou alta de 0,4%.

O núcleo do CPI para a área metropolitana de Tóquio subiu 2,8% em junho, em comparação com o mesmo mês de 2013, mantendo o mesmo ritmo de maio e em linha com o previsto pelo mercado. A inflação de Tóquio é vista como um indicador antecipado da evolução dos preços para o resto do Japão. Sem o efeito do aumento no imposto de abril, o índice acelerou 0,9% em junho, assim como no mês anterior. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente