Participamos do

IDV avalia que feriados afetaram vendas em junho

13:50 | Jun. 30, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) avalia que as vendas em junho tenham sido afetadas pelos feriados durante a Copa do Mundo. Após reunião em São Paulo com o ministro da Fazenda Guido Mantega, o presidente do IDV, Flávio Rocha, considerou que a perda de horas trabalhadas tende a impactar os números, mas ponderou que há expectativa de aceleração das vendas após a Copa.

O Índice Antecedente de Vendas (IAV), calculado pelo IDV, aponta crescimento de 3,9% nas vendas em junho deste ano ante o mesmo mês do ano anterior. O ritmo é menor do que aquele que o varejo vinha reportando, de crescimento de 5,1% no acumulado de janeiro a maio, de acordo com o IDV. "Cada dia a menos de funcionamento resulta em impacto de 3% nas vendas", disse Rocha.

Apesar do efeito negativo, Rocha lembra que junho de 2013 foi um período também difícil para o varejo por causa de manifestações de rua. A comparação, portanto, é favorável. Ele considerou que a realização da Copa sem problemas tem superado as expectativas. Com isso, acredita que a confiança do consumidor tende a subir e favorecer as vendas no segundo semestre.

"Com o sucesso da Copa, acho que pode ser recuperado o soluço nos índices de confiança, que é a variável que pode fazer diferença", concluiu.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente