Participamos do

Fitch revisa perspectiva do rating da África do Sul

02:30 | Jun. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Fitch revisou para negativa a perspectiva do rating BBB da África do Sul, em moeda estrangeira, refletindo o fracasso do governo em resolver greves crônicas de trabalhadores e impulsionar o crescimento anêmico.

Muitos economistas já esperavam por isso e preveem que a Standard & Poor's cortará a nota sul-africana ainda nesta sexta-feira, por causa da contração econômica do primeiro trimestre do ano pela primeira vez desde 2009.

O governo da África do Sul defende que a economia não voltará à recessão, mas a Fitch rebateu que não há sinais de que o governo está seriamente comprometido em reverter as taxas de crescimento em declínio ou para interromper as ondas de greves.

Uma greve de cinco meses de 70 mil mineradores de platina se tornou a mais longa da história do país, custando às empresas US$ 2 bilhões em receitas e pressionando as exportações do país. Cerca de 200 mil trabalhadores de um sindicato metalúrgico também ameaçam parar no próximo mês se as demandas por salários melhores não forem atendidas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente