Participamos do

Fipe:relação etanol-gasolina fica em 66,06% na 3ª semana

15:25 | Jun. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A relação entre os preços do etanol e da gasolina em São Paulo na terceira semana de junho ficou praticamente inalterada em relação à semana anterior, ao passar de 66,38% para 66,06%, informou nesta quinta-feira, 26, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Tal patamar, contudo, é exatamente 1 ponto porcentual superior ao verificado em igual semana de 2013, quando era de 65,06%.

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol é de 70% do poder dos motores a gasolina. Entre 70% e 70,50%, é considerada indiferente a utilização de gasolina ou etanol no tanque.

De acordo com o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, André Chagas, a trajetória da relação entre os preços do etanol e da gasolina vem sendo definida principalmente pela deflação nos preços do álcool combustível. Na terceira quadrissemana de junho, no IPC, o etanol apresentou baixa de 5,70%, ante queda de 0,65%, em média, dos preços da gasolina.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente