Participamos do

Fed deve iniciar aumento de juros no 2ºtri15, diz S&P

16:40 | Jun. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Federal Reserve deve iniciar o aumento das taxas de juros no segundo trimestre de 2015, segundo a economista-chefe para os EUA da agência de classificação de risco Standard & Poor's, Beth Ann Bovino. Em conferência online da S&P, a economista frisou que o movimento deve ser gradual e pode ser antecipado se a economia americana se fortalecer significativamente.

"É difícil saber o que o Fed vai fazer. Eles estão tirando o pé do acelerador, mas ainda estão dirigindo", afirmou, lembrando que o banco central ainda expande seu balanço patrimonial com compras mensais de ativos. Beth Ann acrescentou que os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) querem se aproximar de uma política monetária mais tradicional de taxa de juros e diretrizes futuras, afastando-se da política ligada ao balanço patrimonial.

Para a economista, a recuperação econômica dos EUA ainda enfrenta desafios, como a desaceleração das exportações, a diminuição de estímulos monetários do Fed e o fato de as pessoas estarem deixando o mercado de trabalho. O mercado imobiliário e o aumento dos gastos dos consumidores, por outro lado, foram apontados como pontos de otimismo.

Sobre a contração de 1,0% do Produto Interno Bruto (PIB) americano no primeiro trimestre do ano, Beth Ann apontou que grande parte da responsabilidade pelo desempenho ruim da economia foi da "mãe natureza" e que a S&P prevê uma retomada da atividade nos próximos trimestres.

Beth Ann lidera um ranking de acertos feito pelo Wall Street Journal com todos os economistas consultados pelo jornal para previsões econômicas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente