Participamos do

Exportação de sucata de ferro e aço aumenta em maio

12:40 | Jun. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As exportações de sucata de ferro e aço, matéria-prima usada na produção de aço, atingiram 33,2 mil toneladas em maio, alta de 2,4% em relação às exportações de abril e de 38,3% na comparação com maio de 2013. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, as vendas externas chegaram a 196,5 mil toneladas, 3,8% abaixo das 204,3 mil toneladas do mesmo período de 2013. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

De acordo com os dados do MDIC, a receita com exportações no mês passado foi de US$ 16,348 milhões, alta de 12,4% ante abril e de 60,5% na comparação com maio do ano passado. No acumulado dos primeiros cinco meses, a receita alcançou US$ 81,4 milhões.

Na China, as usinas siderúrgicas produziram 60,2 milhões de toneladas de aço em maio, um crescimento anualizado de 7,8%, o que levou a uma maior demanda pela sucata do Brasil. Segundo o Instituto Nacional das Empresas de Sucata Ferrosa (Inesfa), que representa as empresas responsáveis por 47% de toda a sucata preparada no Brasil, a retomada não deve ser encarada como uma tendência para os próximos meses do ano. De acordo com o Inesfa, uma recuperação mais firme das exportações de sucata vai depender de um bom desempenho da economia chinesa no decorrer deste ano.

A entidade ainda destacou que o Brasil exporta pouca sucata, cerca de 3,5% do total processado no País, o que corresponde a 0,2% das exportações mundiais.

Segundo o Inesfa, a participação da sucata na produção de aço bruto no Brasil varia de 26% a 28%, enquanto a média mundial foi de 45% em 2012.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente