Coutinho não vê problema para financiamentos pelo BNDES
Em entrevista na capital britânica antes do BNDES Day, que será realizado amanhã, Coutinho reconheceu que o ano de 2014 é um pouco diferente para o funcionamento da instituição graças aos grandes eventos, como a Copa do Mundo e eleições presidenciais. Por isso, o BNDES adiantou parte do calendário de captações com três operações nos últimos meses.
Mesmo com a redução gradual dos aportes feitos nos últimos anos pelo Tesouro no BNDES, o presidente do banco disse que as recentes captações e os recursos próprios darão segurança para a instituição continuar emprestando. Segundo ele, atualmente, cerca de 80% das operações do banco são financiadas com o retorno dos próprios empréstimos. Essa cifra tem crescido, o que mostra menor dependência dos recursos do Tesouro.
Sobre a oferta de crédito para investimentos, Coutinho disse que a única preocupação é a acomodação do financiamento privado. A atuação mais comedida dos bancos privados aumenta a demanda por operações no BNDES, o que poderia eventualmente pressionar o orçamento da instituição para o ano.
Questionado sobre o PIB anunciado na semana passada, Coutinho disse que não faria comentários, mas ressaltou que o desempenho da atividade econômica de curto prazo "não influencia as perspectivas do financiamento do BNDES para os investimentos". Essas decisões, segundo ele, são de médio e longo prazos e não são influenciadas diretamente pelos indicadores de curto prazo.