Participamos do

Brasil é segundo país em inscrições para Cannes

09:50 | Jun. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Apesar de o evento coincidir este ano com a Copa do Mundo no Brasil, o País terá forte presença no Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade de 2014, que começa no próximo dia 15. Ao todo, as agências nacionais inscreveram 3.321 peças publicitárias para a edição 2014 do festival, o suficiente para fazer dos brasileiros os vice-líderes em participação no festival. O jornal O Estado de S. Paulo é o representante oficial de Cannes Lions no País.

A presença de trabalhos brasileiros só será superada pela participação americana - as agências dos Estados Unidos contabilizam mais de 6,2 mil inscrições. Após Estados Unidos e Brasil, as nações com maior número de peças na disputa por Leões são Reino Unido (2.757 trabalhos), Alemanha (2.376) e França (1.838).

Segundo a organização do evento, um total de 97 nações inscreveram peças publicitárias para a edição 2014 de Cannes Lions - um recorde. Concorrerão nas 17 categorias do festival mais de 37,4 mil trabalhos de todo o mundo - um aumento de 4,5% sobre o total do ano passado. A participação brasileira em 2014, no entanto, sofreu uma redução de pouco mais de 4% em relação ao número de peças publicitárias que 3.473 trabalhos que concorreram na edição do ano passado.

A tradicionalmente forte participação brasileira se converteu em uma boa colheita de prêmios no passado. O País bateu recorde de Leões - foram 114, no total - e a Ogilvy Brasil levou o título de Agência do Ano graças ao bom desempenho de campanhas para clientes como Retratos da Beleza Real (para a marca Dove, da Unilever) e Fãs Imortais, que incentivou a doação de sangue entre os torcedores do Sport Club Recife.

Agências

Entre as agências brasileiras, a campeã em inscrições foi a Young & Rubicam São Paulo, com 273 trabalhos. Em seguida vieram AlmapBBDO (266), Leo Burnett Tailor Made (224), DM9DDB (221), JWT Brasil (148) e Ogilvy (133).

A maior parte dos concorrentes nacionais se concentra nas chamadas "categorias tradicionais" do festival. A categoria Outdoor Lions recebeu 776 trabalhos, seguida por Press Lions (de anúncios impressos), com 714 concorrentes. Entre as demais categorias se destacaram Promo Lions (267 peças), Direct (246) e Design (234).

No ano da Copa do Mundo, o festival Cannes Lions dedicará um dia para analisar a publicidade brasileira a fundo. No dia 18, haverá uma maratona de oito horas de palestras e debates com representantes de agências como JWT, DM9DDB e Pereira & O�Dell (empresa americana que faz parte do grupo ABC, de Nizan Guanaes).

Lions Health. Na quarta-feira, 4, foi divulgada também a participação brasileira no evento Lions Health, que se concentra em peças publicitárias para empresas do setor médico e farmacêutico.

O Brasil concorrerá com 98 trabalhos, sendo 9 no segmento Pharma (farmacêutico) e 89 em Lifestyle (estilo de vida relacionado ao tema saúde). Entre as agências, a Y&R lidera com 12 inscrições, seguida de Leo Burnett (10) e AlmapBBDO (9) e Revolution Brasil Bahia (8). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente