Participamos do

BB Seguridade lança seguro para empresas

11:10 | Jun. 01, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A BB Seguridade vai começar a ofertar a partir de segunda-feira, 02, nas agências do Banco do Brasil um seguro voltado para as micro, pequenas e médias empresas (MPE) que liquida dívidas junto à instituição em caso de morte ou invalidez permanente de um sócio. Conhecido no mercado como prestamista, o novo produto, já disponível para pessoas física e que passa a ser uma solução também para jurídicas, mira um mercado de mais de R$ 100 bilhões e cerca de 2,3 milhões de clientes do banco que compõem sua carteira de MPEs.

Os prêmios do novo produto vão compor o resultado da coligada BB Mapfre SH1, companhia que atua com seguros de vida, prestamista, rural e habitacional. Embora seja mais focado em micro e pequenos empresários, o seguro também pode ser contratado por grandes grupos. "As receitas da BB Seguridade estão crescendo de forma bastante consistente e há um potencial enorme na base do BB para expandi-las. Nossa estratégia é buscar inovação e complementar o portfólio de produtos", diz o gerente executivo de produtos da BB Seguridade, Ismael Tessari Grandi, em entrevista à reportagem. Ele não revelou valores estimados em prêmios com o lançamento do seguro prestamista.

A BB Seguridade considera razoável alcançar penetração com produtos de seguros, previdência e capitalização de suas coligadas na base do BB de 30%, a exemplo do porcentual visto na seguradora do Bradesco. A informação foi confirmada por Werner Suffert, diretor Financeiro e de Relações com Investidores (RI) da holding, em conversa com a imprensa no início do ano. Na ocasião, ele informou que a penetração de seguros na base do BB estava em 13%.

Nesta estratégia de ampliar a venda de produtos securitários aos correntistas do banco estatal, o seguro prestamista, de acordo com Grandi, traz um "gás importante" para a BB Seguridade haja vista o desempenho desta solução para pessoas físicas. No ano passado, esse produto movimentou R$ 1,8 bilhão em prêmios, segundo ele.

Outra solução que deve ser disponibilizada este ano pela BB Seguridade, sob a estratégia de aumentar a penetração na base do BB, é o seguro dental por meio da BBDental, em constituição pela holding e a operadora Odontoprev. Grandi não deu uma data para o lançamento da solução que também deve ter foco na micro, pequena e média empresa. O objetivo da BB Seguridade é atingir 1 milhão de pessoas no primeiro ano de funcionamento da BBDental que aguarda autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), conforme antecipou o Broadcast, serviço de informações em tempo real da Agência Estado, em janeiro.

O gerente da BB Seguridade lembra ainda que a estratégia de desenvolver soluções voltadas para as micro, pequenas e médias empresas a exemplo do prestamista e do futuro dental, também contribui para a fidelização dos clientes. Para os empresários, conforme ele, o seguro para operações de crédito ajuda a organizar a vida financeira da empresa e separá-la da pessoal. O seguro além de proteger os sócios e seu patrimônio, segundo Grandi, é uma forma de tomar crédito com menos risco.

A BB Seguridade, que abriu capital há pouco mais de um ano, na maior oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) desde 2009, anunciou lucro líquido ajustado de R$ 648,7 milhões no primeiro trimestre de 2014, cifra 42,6% maior em 12 meses. Seus ativos totais somaram R$ 8,3 bilhões e o patrimônio líquido foi a R$ 6,8 bilhões.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente