Participamos do

Banco abre amanhã de 8h30 às 12h30 e fecha em São Paulo

18:20 | Jun. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os bancos poderão adotar amanhã, quinta-feira, 12, horário diferenciado de atendimento ao público nas agências, devido à abertura da Copa do Mundo, com jogo entre Brasil e Croácia, às 17 horas, em São Paulo. E, de acordo com Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o horário alternativo de atendimento será das 8h30 às 12h30, exceto na capital paulista, onde as agências estarão fechadas, pois foi estabelecido feriado local.

A mudança de horário de atendimento bancário durante a Copa, nos dias de jogos da seleção brasileira, foi permitida pelo Banco Central, com a Circular nº 3.703. Com base nessa regra do BC, a Febraban destaca que durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol, caso não seja considerado feriado local, os bancos devem abrir ao público das 8h30 às 12h30. Ou seja, esse será o horário de funcionamento das agências em quase todas as cidades brasileiras nesta quinta-feira e em outros dias de jogos da Seleção Brasileira.

Na capital paulista, porém, as agências bancárias estarão fechadas, pois foi estabelecido que amanhã será feriado local. O feriado em São Paulo foi determinado pela Lei municipal nº 15.996/2014, assinada no final de maio pelo prefeito Fernando Haddad.

A Circular nº 3.703, publicada em abril, estabelece que nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol durante a Copa do Mundo será obrigatório o atendimento mínimo de quatro horas, sendo dispensado o cumprimento da regra em vigor, que prevê cinco horas de atendimento obrigatório e ininterrupto.

No entanto, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central deverão, com antecedência mínima de dois dias úteis, afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias dos jogos. A regra vale para os bancos múltiplos com carteira comercial, bancos comerciais e caixas econômicas. A Febraban destaca que nos demais jogos, com seleções de outros países, caso não haja decreto de feriado local, o funcionamento das agências bancárias será normal.

A federação do bancos lembra que nos dias de fechamento das agências, a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos dos banco no celular e operações bancárias por telefone. "Os canais alternativos para transações bancárias facilitam a vida do consumidor. Mesmo durante feriados, os canais como internet banking e caixas eletrônicos funcionam normalmente", diz o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria, em nota. A cartilha da Febraban sobre canais alternativos está disponível no site da entidade - www.Febraban.org.br .

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente