PUBLICIDADE
Notícias

Atividade do comércio cresceu 0,8% em maio, diz Serasa

15:20 | 05/06/2014
O movimento dos consumidores nas lojas do País subiu 0,8% em maio na comparação com abril, já descontados os efeitos sazonais, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quinta-feira. O dado indica uma desaceleração, já que em abril ante março a atividade havia crescido 1,6%.

Na comparação do mês passado com maio de 2013 houve uma elevação no movimento dos consumidores no comércio de 5,2%. No acumulado do ano, de janeiro a maio, o indicador registra alta de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa elevação, de acordo com a pesquisa, foi liderada pelo setor de combustíveis e lubrificantes (avanço de 4,7%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 4,5%) e material de construção (alta de 4,4%)

Para os economistas da Serasa Experian, apesar de um cenário de crescimento, o encarecimento do crédito, a alta da inflação e uma menor confiança dos consumidores têm determinado um movimento mais fraco da atividade varejista neste ano de 2014. "No acumulado de janeiro a maio do ano passado, o ritmo de expansão do varejo havia sido de 9,6% (contra 4,1% no mesmo período deste ano,)", afirmaram, em nota.

TAGS