Artesp: em 2 anos, pedágio sobe 40% abaixo da inflação
O governo paulista, criticado por muitos por conceder as rodovias estaduais à iniciativa privada em troca de elevadas tarifas de pedágio, salientou que enquanto o reajuste médio ficou na casa de 5,29%, a inflação acumulada, medida pelo IPCA, foi de 13,29% (alta de 6,5% em 2013 e 6,37% em 2014).
O aumento abaixo da inflação, apesar dos contratos de concessão determinarem reajustes anuais com base nos índices de preços, foi obtido oferecendo para as empresas outras compensações, que permitissem a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro das tarifas.
No ano passado, em meio às manifestações populares que tomaram as grandes cidades do País e criticavam particularmente a mobilidade urbana, a Artesp optou por não aplicar o reajuste anual e determinou outras compensações, como a redução da taxa de fiscalização da Artesp em 50% em 2013 e a autorização da cobrança dos eixos suspensos dos caminhões.
A agência ainda apurou os valores arrecadados com o início da cobrança dos eixos suspensos e, ao avaliar que em algumas praças de pedágio houve arrecadação maior do que haveria se tivesse sido aplicado o reajuste pelo IPCA, utilizou os cálculos para um reajuste menor neste ano.
Conforme destacou a Artesp, a tarifa no Sistema Anchieta-Imigrantes, por exemplo, mantida desde 2012 em R$ 21,20, passará a R$ 22,00 no dia 1º de julho. "Pela inflação do período chegaria a R$ 24,20, 10% acima do novo valor", informou.
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