Participamos do

Aneel analisará pedido sobre cronograma de Belo Monte

09:40 | Jun. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, confirmou nesta terça-feira, 17, que o órgão regulador recebeu o pedido da Norte Energia de revisão do cronograma da Usina de Belo Monte. "A Aneel está analisando o pedido como tantas outras solicitações de revisão de cronograma. Não temos ainda posição", informu. "É corriqueiro a Aneel analisar pedido de revisão de cronograma", completou.

Segundo Rufino, uma eventual revisão de cronograma da usina não necessariamente altera o prazo de concessão do empreendimento. Em correspondência enviada à Aneel, no mês passado, a Norte Energia listou as razões pelas quais as obras de Belo Monte estão atrasadas. De acordo com o consórcio responsável pela usina, invasões, demora no processo de licenciamento e ações na Justiça deverão atrasar o início das operações das turbinas da hidrelétrica de 2015 para 2016.

O objetivo do grupo é negociar um novo cronograma, um plano para minimizar os prejuízos com a demora e a isenção de punições pelo descumprimento da programação original, visto que o atraso resultou de fatores fora de seu controle.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente