Participamos do

Produção de petróleo e gás cresce 1,4% em março, diz ANP

18:40 | Mai. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A produção de petróleo e gás natural no País cresceu 1,4% em março na comparação com fevereiro, conforme o Boletim da Produção da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na comparação com o mesmo mês de 2013, a alta chegou a 14,4%. A produção foi de 2,543 milhões de barris por dia, na soma entre a produção de petróleo e de gás natural.

Somente em gás, a produção atingiu a marca de 83,4 milhões de metros cúbicos diários, uma alta de 0,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com fevereiro, entretanto, a alta na produção de gás foi de 8%. A queima de gás registrada no período foi de 4,3 milhões de metros cúbicos por dia, uma alta de 1% em relação a fevereiro. Se comparado ao mesmo mês de 2013, a alta foi de 15,8%. O aproveitamento do gás natural no mês se manteve em 94,8%.

De acordo com a ANP, a produção do pré-sal subiu 2,4% em relação à fevereiro, somando 483,4 mil barris de óleo equivalente por dia. Desse total, 13,9 milhões de metros cúbicos por dia são referentes à produção de gás natural. O volume foi recuperado em 28 poços localizados nos campos de Baleia Azul, Baleia Franca, Jubarte, Pirambu, Caratinga, Barracuda, Linguado, Lula, Marlim Leste, Pampo, Sapinhoá e Trilha.

No balanço da agência, cerca de 91,1% de toda a produção de petróleo e gás natural foram provenientes de campos operados pela Petrobras. Segundo a ANP, 91,9% da produção de petróleo e 71,8% de gás natural vieram de campos marítimos. O campo de Marlim Sul, na bacia de Campos, obteve a maior produção de petróleo, com 263,9 mil barris por dia. O destaque foi a P-52, no campo de Roncador, com produção de 135,1 mil barris. A maior produção de gás natural foi registrada no Campo de Mexilhão, com 6,7 milhões de metros cúbicos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente