Participamos do

Mantega: bancos têm preferido ganhar com juro alto

14:30 | Mai. 30, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a criticar os bancos durante coletiva que fez nesta sexta-feira, 30, em São Paulo para comentar o desempenho do PIB no primeiro trimestre. Ao ser indagado sobre se a redução do volume de crédito não estaria associada ao impacto da alta de juros, Mantega disse que quando se trata de juros costuma olhar para o spread. "Eu olho o spread, que é de livre arbítrio do setor financeiro e que aumentou", disse.

Em seguida o ministro falou que "os bancos resolveram ganhar mais com o juro alto do que com volume de crédito". O ministro ponderou, no entanto, que com a inadimplência baixa e inflação menor, o consumidor poderá voltar a ter mais crédito.

Ainda de acordo com o ministro, eleições sempre trazem algum fator perturbador para a economia, mas o essencial, que é manter a solidez, permanece. "Evoluímos muito, a economia do Brasil tem fundamentos sólidos. Quando havia eleições no Brasil no passado, havia crise cambial",disse Mantega, reiterando que o País consolidou suas instituições e seus fundamentos econômicos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente