Participamos do

IBGE: carnaval influenciou queda na produção de março

13:20 | Mai. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A queda de 0,9% na produção industrial em março ante o mesmo mês de 2013 teve influência do efeito calendário, disse André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"O efeito calendário é o que deve ser considerado. Março de 2014 teve dois dias úteis a menos do que março de 2013. Isso é uma questão de o carnaval ter ocorrido este ano no mês de março, o que teve diferença nesse resultado. Do mesmo jeito que o crescimento de fevereiro também teve influência do maior número de dias úteis em relação ao mesmo mês do ano anterior", apontou Macedo.

Em relação a março de 2013, 16 das 26 atividades pesquisadas registraram recuo na produção, com destaque para veículos automotores (-13,6%), máquinas e equipamentos (-7,8%), produtos de metal (-8,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-8,3%), outros produtos químicos (-2,9%), móveis (-11,6%), produtos têxteis (-5,8%) e outros equipamentos de transporte (-5,8%).

Na direção oposta, entre as dez atividades que aumentaram a produção, os principais impactos foram observados em indústrias extrativas (8,0%), produtos alimentícios (5,0%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,3%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (9,6%), bebidas (6,3%) e metalurgia (2,1%).

A divulgação desta quarta-feira, 7, da pesquisa mostra uma reformulação metodológica, que adequou a classificação dos dados à Classificação Nacional de Atividades Econômicas 2.0 (Cnae 2.0). Até então, a PIM-PF seguia a Cnae 1.0.

Entre as mudanças, deixaram a lista de produtos investigados os tubos de imagem, sal de cozinha, amianto, cortador de grama e produtos ligados à impressão, como revistas, jornais, listas telefônicas. Por outro lado, a pesquisa passa a contabilizar a produção de itens como tablets, biodiesel, revólver, pistola e outros produtos da indústria bélica, pratos prontos à base de carne (congelados), preparação de bebidas para consumo doméstico e a atividade de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente