Participamos do

Grevistas planejam ato no aniversário de 78 anos do IBGE

18:20 | Mai. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os servidores em greve do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) organizam manifestações por todo o País nesta quinta-feira, 29, quando o órgão completa 78 anos. Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatísticas (ASSIBGE-SN), os funcionários farão atos e abraços aos prédios de diversas unidades estaduais.

No Rio de Janeiro, a manifestação será em frente ao Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, no centro da cidade. O sindicato entregará medalhas aos servidores mais antigos. Haverá tendas, carro de som e telão para apresentar as reivindicações do movimento grevista.

A paralisação dos trabalhos no instituto começou na última segunda-feira, 26, e vem ganhando adesão de unidades do IBGE em todo o País. Os servidores pedem a realização de concursos públicos para preenchimento de mais de quatro mil vagas, além de valorização salarial e a saída imediata da presidente do órgão, Wasmália Bivar, e dos membros do conselho diretor.

Nesta quarta, 28, trabalhadores do Mato Grosso do Sul aprovaram a greve. Pelos cálculos do ASSIBGE, o órgão terá 19 das 32 unidades paralisadas em 15 Estados a partir desta quinta. Já os trabalhadores do Maranhão decidiram aderir ao movimento a partir de 2 de junho, segunda-feira que vem. Novas assembleias estão previstas para Minas, Pernambuco e Roraima nesta quinta-feira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente