Participamos do

Fortaleza tem alta no preço médio do metro quadrado

Das 16 cidades pesquisadas, 15 veem queda real nos preços dos imóveis à venda. Fortaleza é a única que apresenta alta, com valorização de 1,38%.
10:33 | Mai. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em abril, os imóveis à venda no País tiveram a menor alta desde que os preços começaram a ser acompanhados pelo Índice FipeZap, que cobre 16 cidades brasileiras, segundo reportagem publicada nesta terça-feira, 6, no site EXAME.com. O metro quadrado dos imóveis anunciados ficou apenas 0,5% mais caro, abaixo da inflação esperada para o mês, de 0,80%, segundo o Boletim Focus do Banco Central.

Segundo o relatório do Índice FipeZap, em 15, das 16 cidades, a alta dos preços perdeu da inflação esperada. Na prática, quando o preço de um produto aumenta menos que a elevação generalizada dos preços significa que seu preço caiu em termos reais.

Nas três capitais da região Sul houve queda nominal de preços. Isto é, os proprietários estão de fato pedindo preços menores, pelos imóveis à venda, do que estavam pedindo em março.

Apenas Fortaleza teve alta no preço médio do metro quadrado anunciado acima da inflação esperada pelo mercado, com valorização de 1,38%.

Desde que o Índice FipeZap começou, em 2010, nunca uma valorização mensal havia sido tão baixa, nem para o Índice FipeZap Composto (que acompanha sete cidades desde 2010), nem para o Índice FipeZap Ampliado (expandido para 16 cidades desde 2012).

O Índice FipeZap tem dados disponíveis sobre Fortaleza desde abril de 2010. O indicador elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o site Zap Imóveis, acompanha os preços do metro quadrado dos imóveis usados anunciados na internet, que totalizam mais de 290 mil unidades todos os meses.

Além disso, são buscados também dados em outras fontes de anúncios online. A Fipe faz a ponderação dos dados utilizando a renda dos domicílios, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente