Participamos do

Economistas projetam melhora dos EUA no 2º trimestre

01:30 | Mai. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A economia dos EUA provavelmente irá acelerar neste trimestre, após a recuperação ganhar força com o fim do rigoroso inverno. Segundo uma pesquisa do Wall Street Journal, conduzida com 48 economistas, o consenso é de um crescimento real anualizado do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,3% entre abril e junho, acima dos 3% projetados na pesquisa do mês passado.

Na semana passada, o Departamento do Comércio divulgou um crescimento anual de apenas 0,1% no Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre. Alguns dados de abril, no entanto, parecem confirmar que a economia está se recuperando, conforme muitos projetaram.

Entre os entrevistados pelo jornal, nove esperam um crescimento anualizado de 4% no segundo trimestre ou até acima disso.

Mesmo assim, os EUA não devem recuperar o ritmo perdido durante o primeiro trimestre. As projeções para 2014 são de um crescimento de 2,4%, ante 2,7% na pesquisa de abril, em parte por uma redução nas expectativas para construção no setor imobiliário.

A preocupação reflete o discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Janet Yellen, que alertou nesta semana que a atividade no setor imobiliário tem continuado fraca e que merece atenção.

Para a taxa de desemprego, a estimativa é de uma queda para 6,1% até o fim do ano, comparado a 6,2% projetado um mês atrás. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente