Participamos do

Dia da Liberdade de Impostos é celebrado com arrecadação de assinaturas

Simplificação dos tributos e eficiência na gestão e aplicação dos recursos públicos são os objetivos do movimento Assina Brasil
12:55 | Mai. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Para celebrar o Dia da Liberdade de Impostos e Respeito ao Contribuinte, a Associação dos Jovens Empresários (AJE Fortaleza) e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Ceará (Sinepe-CE), realizaram, na manhã desta sexta-feira, 23, a coleta de assinaturas para o movimento Assina Brasil. O objetivo é arrecadar 1 milhão de assinaturas para a realização de um projeto de lei visando à simplificação dos impostos e à eficiência na gestão e aplicação dos recursos públicos.

“O dia é uma alusão ao período que o brasileiro trabalha para pagar impostos, que vai de 1° de janeiro a 25 de maio. Somente a partir daí é que o brasileiro começa a trabalhar ‘para si’”, explica Kássio César, coordenador de intercâmbio da AJE. Ele destaca o foco da mobilização: “Este ano, estamos levantando a bandeira da educação, porque o que é pago não é revestido em serviço de qualidade”.

O movimento ressaltou o fato de o Brasil ser um dos poucos países que tributam a educação, expondo diversos materiais de uso escolar junto ao percentual de quanto é pago somente em impostos para cada um. Do preço de uma caneta, por exemplo, 47,49% correspondem a tributos; já o percentual para apontadores e borrachas é de 43,19%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (Ibpt).

O evento aconteceu na Faculdade Maurício de Nassau, onde será instalado, até o fim de julho, o primeiro impostômetro de Fortaleza.

“O impostômetro é para que a sociedade tenha conhecimento sobre a alta carga tributária que o País paga hoje, para que se veja o quanto de dinheiro se gasta, o quanto se arrecada e o quanto nós temos de prejuízo nas questões básicas, como saúde e educação, com os altos tributos”, afirma Marcus Ponte, diretor geral da Maurício de Nassau de Fortaleza.

O Assina Brasil é um movimento nacional. Com as ações, que ocorreram em mais de 20 estados do País, já foram alcançadas 300 mil assinaturas. Quem deseja participar da mobilização deve entrar em contato com a AJE.

Serviço
Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza)

Av. Santos Dumont, 1267, Sala 1001
Informações: (85) 3244.7909 / (85) 8703.7815
www.aje.com.br
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente