Participamos do

Construção encareceu em SP em abril, diz Sinduscon

11:20 | Mai. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Custo unitário básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo subiu 0,15% em abril em relação a março, chegando a R$ 1.105,20 por metro quadrado. Os números fazem parte de pesquisa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo feita em parceria com Fundação Getulio Vargas (FGV) e divulgada nesta segunda-feira, 5.

O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras. O número acima foi calculado sobre as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos.

Os custos com mão de obra apresentaram alta de 0,03%, enquanto os custos com materiais de construção subiram 0,35% em relação ao mês anterior, e os salários dos engenheiros mostraram estabilidade. Em 2014, o indicador acumula alta de 0,51%. Em 12 meses, o CUB apresenta crescimento de 7,42%.

Já no caso das obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, a alta foi de 0,17% em abril ante março, ficando em R$ 1.029,66 por metro quadrado. No ano, este indicador aumentou 0,55%. Aqui, os custos com mão de obra subiram 0,03%, os custos das construtoras com materiais de construção apresentaram alta de 0,35%, enquanto os salários dos engenheiros ficaram estáveis.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente