Participamos do

Cana-de-açúcar puxa produção industrial em PE, diz IBGE

13:10 | Mai. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Apesar da queda na produção industrial nacional no mês de março, de 0,5% ante fevereiro, a região de Pernambuco mostrou bom desempenho no período. O Estado foi destaque com alta de 2,8% no volume produzido no período, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Esse desempenho é justificado pela safra da cana-de-açúcar", disse o técnico Rodrigo Lobo, da Coordenação de Indústria do instituto. Segundo ele, a safra de cana tem impulsionado as atividades de produção de alimentos (especialmente cachaça) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustível (que inclui álcool e etanol).

Além de Pernambuco, o Amazonas também foi destaque de alta em março, disse Lobo. O estado registrou crescimento na produção de 1,7% ante fevereiro. "Esse resultado ainda é em função dos televisores, que têm impactado positivamente a produção industrial local", disse Lobo. Segundo ele, o principal polo é a zona franca de Manaus, mas também se beneficiam as indústrias que produzem insumos para os eletroeletrônicos, desde encapamento de fios até outros produtos mais complexos.

Só no Amazonas, a indústria de equipamentos de informática, produtos eletroeletrônicos e ópticos teve alta de 29,1% em março deste ano na comparação com março de 2013. De acordo com o técnico, isso ajuda a explicar o bom desempenho da produção na região.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente