Bovespa inicia abertura de propostas do leilão da BR-153
Será feita a leitura das propostas dos três grupos interessados no projeto: Galvão Engenharia, Triunfo Participações e Investimentos (TPI), e Consórcio Norte-Sul, formado por EcoRodovias, Queiroz Galvão e Coimex Empreendimentos. Vencerá a disputa quem oferecer a menor tarifa. O valor máximo permitido é de R$ 0,0922 por quilômetro, ou R$ 9,22 por 100 quilômetros de rodovia.
Analistas apontam que o menor número de interessados e características da concessão, como uma potencial competição com a Ferrovia Norte-Sul (FNS) pelo tráfego de carga de grãos, podem fazer com que o deságio seja menor que nos leilões passados, quando os descontos variaram entre 42% (BR-050) e 61% (BR-040).
A totalidade do trecho concedido deverá ser duplicada durante os primeiros cinco anos de concessão, o que exigirá investimentos da ordem de R$ 4,3 bilhões, segundo cálculos do governo. Como nos últimos projetos concedidos, a cobrança de pedágio só terá início após a conclusão dos trabalhos iniciais no sistema rodoviário e a execução de 10% das obras de duplicação. O prazo do contrato é de 30 anos.
Os analistas do BTG Pactual Renato Mímica e Samuel Alves avaliaram que o consórcio com a EcoRodovias é o favorito para conquistar o projeto. A empresa, anteriormente afetada pelo mercado por ser muito agressiva em seus lances por novas concessões e outras aquisições de projetos de infraestrutura, passou 2013 sem conquistar nenhuma concessão, mesmo participando do leilão do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e das rodovias federais ofertadas. Por isso, parte do mercado espera que o grupo seja bem-sucedido em seus lances em alguma das oportunidades deste início de ano - além da BR-153, a EcoRodovias se prepara para disputar a PPP da Tamoios, rodovia paulista que irá a leilão no próximo mês.
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