ANTF: ajustes devem impedir novos leilões de ferrovias
"Não acredito em nenhuma concessão ferroviária este ano porque ainda existe o 'risco Valec' e a necessidade de estimular os investidores em projetos de longo prazo que exigem aportes significativos", afirmou Vilaça.
Para o presidente da entidade, o governo precisaria realizar alterações e reavaliações em alguns trechos. "Já há cerca de 90% de identificação de que caminho pode ser seguido. No segundo semestre, poderemos ter uma sinalização melhor sobre o modelo", completou.
De acordo com Vilaça, entre as questões que precisam ser equacionadas está a burocracia no licenciamento ambiental dos projetos, nas desapropriações e na própria obtenção de financiamentos com o BNDES. "Não é falta de dinheiro, mas a complexidade da burocracia pela busca dos recursos. Também não está claro como a Valec irá comprar a capacidade de carga nas ferrovias concedidas. As oportunidades existem, mas as regras precisam estar mais bem definidas", concluiu.
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