Participamos do

ACSP: vendas na 1ª quinzena de maio sobem 26%

19:40 | Mai. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas no varejo da capital paulista subiram 26,3% na primeira quinzena de maio ante o mesmo período de abril, de acordo com balanço da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), divulgado nesta sexta-feira, 16. "Essa alta é de caráter sazonal, já que o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio, e está dentro da média dos últimos três anos, que ficou entre 20% e 30%", explicou o presidente da ACSP, Rogério Amato, em nota.

Na comparação com o mesmo período de 2013, as vendas nesta primeira quinzena do mês subiram 2,4%. Para Amato, essa expansão modesta ficou dentro do esperado e pode ser explicada pelo atual cenário macroeconômico. "Esse crescimento moderado se deve à atual conjuntura, caracterizada por juros altos, crédito em desaceleração, queda na confiança do consumidor e inflação dos alimentos", afirmou.

Inadimplência

O balanço da ACSP mostrou que a inadimplência manteve sua trajetória de queda em maio. O Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI) apresentou alta de 1,7% ante abril e de 3% ante a primeira quinzena de maio de 2013. Já o Indicador de Recuperação de Crédito (IRC) registrou alta de 9,7% e de 4,5% ante abril e ante 2013, respectivamente.

"Os dados indicam que prossegue a propensão à queda da inadimplência, como nos últimos meses. Esse cenário decorre da concessão de crédito mais rigorosa e da maior atenção do consumidor, que está mais cauteloso para adquirir produtos financiados", afirma Amato.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente