PUBLICIDADE
Notícias

Abras: PIB confirma cenário de crescimento moderado

15:00 | 30/05/2014
A expansão de 0,20% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2014 frente ao quarto trimestre de 2013 confirma o cenário de crescimento moderado, já materializado nos últimos três anos, segundo Sussumu Honda, presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

"De maneira geral, os números do PIB apenas mostram o que já vem se materializando nos últimos três anos: um cenário de crescimento baixo, com o consumo mostrando que já perdeu grande parte de sua força como propulsor da economia. Mas ainda assim, o cenário é de crescimento; e esperamos que a Copa possa também ajudar a melhorar os resultados de desempenho da economia do País e do nosso setor", afirmou Honda, em nota.

Segundo ele, o resultado do primeiro trimestre veio dentro do esperado pelo mercado, "com crescimento baixo para as necessidades do País". "O nosso indicador do primeiro quadrimestre, já incluídos os efeitos da Páscoa (nossa segunda melhor data de vendas), mostra que no acumulado do ano o crescimento do nosso setor é de 2,05%. No resultado mais comparável com o resultado do IBGE (trimestre contra mesmo trimestre do ano anterior), o resultado do comércio é de alta de 2,2%, o que mostra que nossos dados estão muito alinhados."

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB totalizou R$ 1,2 trilhão no primeiro trimestre deste ano, o que representa um avanço de 1,90% na comparação com o primeiro trimestre de 2013. No acumulado em 12 meses, até os três primeiros meses de 2014, a alta é de 2,5%.

A Abras destaca que no período o PIB do comércio, que engloba os supermercados e hipermercados, variou 3,0%.

TAGS