Participamos do

Abramat: vendas da indústria da construção caem 9,1%

10:10 | Mai. 20, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As vendas da indústria da construção no mercado interno recuaram 9,1% em abril de 2014 ante o mesmo mês de 2013 e 4,4% em relação a março deste ano, segundo os dados deflacionados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, houve queda 2% no faturamento do setor em relação a igual intervalo do ano passado.

O resultado de abril levou a Abramat a rever a previsão para o crescimento das vendas em 2014, de 4,5% para 3%. "O ano começou bem, com crescimento em janeiro e fevereiro, mas as vendas da maioria dos materiais, em março e abril, caíram fortemente", diz, em nota, o presidente da Associação, Walter Cover.

Segundo Cover, os segmentos de varejo, imobiliário e infraestrutura apresentaram resultados abaixo do esperado, enquanto os produtos de acabamento sofreram menos. "Ainda há tempo para uma recuperação, mas torna-se mais difícil atingirmos o crescimento previsto para 2014, de 4,5%", disse Cover.

O executivo acrescenta que, embora os índices de emprego e renda continuem positivos, o crédito às famílias e as expectativas sobre o futuro da economia continuam preocupando tanto os consumidores como os empresários e, com isso, as compras e os investimentos são postergados.

Os números da Abramat apontam ainda que os empregos na indústria cresceram 6,7% em relação a abril de 2013. Já em relação ao mês imediatamente anterior, o crescimento foi de 1%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente