Participamos do

PMI industrial no Brasil sobe a 50,6 em março, diz HSBC

10:30 | Abr. 01, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial do Brasil, calculado pelo HSBC, subiu ligeiramente ao passar de 50,4 em fevereiro para 50,6 em março. O resultado mostra que o índice no País segue acima do nível de 50 pelo quarto mês consecutivo, com produção e volume de novos pedidos em expansão no mês passado. A instituição destaca ainda que o índice registrou em março o sétimo crescimento consecutivo da produção industrial.

No entanto, o HSBC destaca que o indicador se manteve lento e abaixo da média de longo prazo para a pesquisa e que o volume de novos pedidos se expande por um "ritmo marginal". Em nota, o economista-chefe do grupo HSBC no Brasil, Andre Loes, afirmou que as empresas reportaram leve aumento na produção, mas a expansão das encomendas perdeu ímpeto.

"O que chama nossa atenção é a aceleração nas contratações para o ritmo mais elevado em 12 meses, o que surpreende considerando a percepção de que a economia está se desacelerando no momento", destacou Lóes. O fabricantes brasileiros contrataram funcionários adicionais em março, diante de relatos de planos de expansão de negócios e antecipação do crescimento da demanda, aponta o banco.

Além disso, de acordo com a nota do economista, as empresas indicaram ainda que tanto a pressão de custos como a alta de preços de bens finais permaneceu "praticamente inalterada com relação a fevereiro".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente