Participamos do

Japão e EUA mostram cautela com parceria comercial

02:40 | Abr. 09, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro de Economia do Japão, Akira Amari, declarou que ainda há "uma grande lacuna" a preencher nas negociações com os EUA para abrir os mercados dos dois países no ambicioso pacto comercial da Parceria Transpacífica. "Nós precisamos mutuamente, eu disse mutuamente, considerar como iremos superar isso", disse Amari a jornalistas.

O Ministério do Comércio afirmou que a reunião entre o ministro Toshimitsu Motegi e o representante comercial dos EUA Michael Froman foi cancelada, mas não forneceu mais detalhes. Amari e Froman se encontraram em Tóquio após as negociações no início da semana aparentemente congelarem.

O Japão é um dos 12 países que estão participando das negociações para a formação da Parceria Transpacífica, iniciativa liderada pelos EUA. As conversas para estabelecer um acordo inicial já ultrapassaram o prazo inicial de 2013, sem nenhum sinal óbvio de que os vários países entrarão em algum consenso em breve.

Os EUA querem que o Japão abra seu mercado para produtos agrícolas em áreas que Tóquio reservou para uma proteção maior, como em produtos lácteos, arroz e carne.

Amari disse que os dois lados esperam forjar algum acordo inicial antes de o presidente Barack Obama visitar o Japão no fim deste mês, mas ressaltou que esse não é um prazo formal. Froman também adotou a cautela. "Nós temos muito trabalho a fazer." Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente