Participamos do

Inadimplência das empresas subiu 3,7% em março

14:20 | Abr. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A inadimplência das empresas subiu 3,7% em março, na comparação com fevereiro, apurou a Serasa Experian. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 3,3%. Também é verificada alta, de 7,4%, na comparação do primeiro trimestre de 2014 com igual período de 2013. Em nota, economistas da Serasa Experian apontam que o encarecimento do custo do capital de giro, consequência das elevações da Selic, o ambiente de baixo crescimento econômico e a inflação em alta "impõem dificuldades sobre a situação financeira das empresas".

A alta no indicador de inadimplência das empresas em março foi puxada principalmente pelos cheques sem fundos e dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços), com altas de 11,4% e 2,6%, respectivamente, representando as maiores contribuições na composição do indicador. Títulos protestados tiveram alta de 3,5%. Já a inadimplência com os bancos teve variação e contribuição nulas no índice de março ante fevereiro.

Valor médio.

O valor médio dos cheques sem fundos caiu 22,4% no primeiro trimestre deste ano, ante igual período de 2013, movimento também registrado nas dívidas com bancos (queda de 1,6%). Já os valores médios dos títulos protestados e das dívidas não bancárias registraram altas - 9,0% e 6,1%, respectivamente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente