PUBLICIDADE
Notícias

IBGE revisa produção industrial de janeiro para 3,8%

10:20 | 02/04/2014
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou o resultado da produção industrial de janeiro ante dezembro, para alta de 3,8%. Na leitura inicial, o avanço havia sido de 2,9%. O instituto também revisou as taxas de crescimento, para o mesmo período, de bens de capital (13,3%, de 10,0% na leitura inicial), bens intermediários (1,6%, de 1,2%), de bens de consumo duráveis (4,8%, de 3,8%) e de bens de consumo semi e não duráveis (1,5%, de 1,2%).

 

A revisão tem relação direta com a retificação de informações originais fornecidas principalmente pela categoria de bens de capital, explicou o gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo.

 

"Essas revisões foram puxadas especialmente por máquinas e equipamentos", disse. Além disso, o acréscimo da informação sobre fevereiro na série contribuiu para a revisão de grande magnitude. "Diferentemente de outros anos, não houve a ocorrência do carnaval nesse mês. Isso acaba trazendo retificação maior para o dado original, mas é algo normal", explicou Macedo. Segundo ele, o ajuste sazonal acaba levando a uma nova ponderação dessas informações sempre que um dado é acrescentado à série.

TAGS